Câmara de Piên realiza mais uma sessão ordinária

por Lorena Mielke publicado 09/04/2025 14h58, última modificação 09/04/2025 14h58

👉 Com o número de vereadores reduzido, devido à viagem parlamentar de três edis e de uma vereadora estar de atestado médico, a sessão da Câmara de Vereadores de Piên desta terça-feira (8) contou com três indicações em pauta.

Estando o presidente Almir Pedro Mielke ausente, Simone Rauen, vice-presidente da Casa de Leis, deu início à nona sessão ordinária do ano.

📑 A primeira indicação lida e discutida foi a de nº 59/2025, de autoria da vereadora Edilene Lenschow, que solicita ao Poder Executivo Municipal, para que através da secretaria competente, seja dado o nome Lúcia Maria Rohrbacher Taborda à Escola do Campo de Gramados, prestando, assim, homenagem a professora Lúcia (in memoriam), que dedicou muitos anos de sua vida em prol da educação municipal. A indicação foi aprovada pelos vereadores presentes na sessão.

🔷 Em seguida, entrou em discussão e votação a Indicação nº 60/2025, de autoria do vereador Aldo Rui Alves de Lima, que pede ao Executivo para que, através da secretaria responsável, seja realizada a aquisição de um equipamento de rachar lenha mecânico.

👉 Segundo a justificativa da indicação, tal aquisição trará muitos benefícios para os agricultores, tendo em vista que muitos plantadores de tabaco, principalmente, não têm rachador mecânico e sofrem muito para preparar a lenha para a safra. Esse implemento viria a somar junto com vários outros que a Secretaria de Agricultura já dispõe para empréstimo. Segundo Aldo, “não é um equipamento muito caro, mas é de grande valia para quem precisa”. A indicação foi aprovada.

📑A pauta seguiu com leitura e apresentação da Indicação nº 61/2025, também de autoria de Aldo Rui Alves de Lima, que solicita ao Poder Executivo Municipal, para que, através da secretaria responsável, sejam confeccionadas e instaladas placas de identificação, principalmente nos bairros da área rural. A indicação foi aprovada por unanimidade.

▶︎ Logo depois, a vice-presidente da Câmara, Simone Rauen, abriu a Palavra Livre.

🗨️ Edilene Lenschow deu seus sentimentos aos familiares do jovem Lauro Nargoski Filho, pela tragédia ocorrida. Além disso, a vereadora orientou a população para que sempre compareça aos exames e consultas, quando estes estiverem agendados. Segundo a vereadora, quem falta em consulta agendada, acaba tirando a vaga de outra pessoa que precisa.

Edilene também parabenizou o Executivo e a Secretaria de Educação pela entrega dos uniformes escolares aos estudantes da rede municipal de ensino.

A vereadora convidou todos para o Sábado da Saúde, que acontece no próximo sábado (12), no Centro, em Trigolândia, durante o dia todo, com atendimento médico e dentista. A ação acontece também na Campina dos Crespins, no período da manhã, com atendimento médico e dentista e na localidade de Ponte Alta, no período da tarde, com atendimento médico.

💬 Aproveitando os comentários de Edilene, Simone Rauen disse que o pessoal do agendamento está bem chateado, pois no último mutirão haviam sido agendados 140 exames. Destes, apenas 35 pessoas confirmaram presença e no dia dos exames ninguém apareceu. Fortaleceu o pedido de que as pessoas que confirmam presença, compareçam nos exames.

🗨️ O vereador Aldo Rui deixou seus sentimentos aos familiares de Lauro Nargoski, falando que foi uma tragédia para todo o município. Aldo falou ainda que esteve acompanhando a entrega dos uniformes em Campina dos Maia e parabeniza o Executivo pela qualidade do produto.

Aldo também parabenizou os vereadores Almir Mielke, Kelvin Silva e Gabriel Busch que estão em Brasília, trabalhando pelo município, em busca de recursos.

🗨️ Por fim, Simone Rauen, em nome de todos os vereadores, deixou suas condolências aos familiares do jovem Lauro Nargoski Filho, pedindo que Deus dê consolo aos familiares e amigos.

📌 A próxima sessão ficou agendada para o dia 15 de abril de 2025, às 17h30.