Poder Legislativo de Piên solicita à Copel reprogramação dos desligamentos de energia

por Lorena Mielke publicado 27/01/2025 10h05, última modificação 12/02/2025 15h00

👉 Na última semana, os vereadores de Piên enviaram um ofício à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) solicitando encarecidamente a reprogramação das datas dos desligamentos programados, para que sejam realizados somente após o mês de abril.

📑 Segundo a nota, com os cortes de energia elétrica atuais, muitos equipamentos elétricos e, sobretudo as estufas para secagem de tabaco são danificadas e a qualidade do tabaco produzido fica completamente afetada gerando a sua perda total, havendo prejuízo duplo para os agricultores.

📌 Os vereadores ressaltam que os agricultores da cidade dependem da energia elétrica fornecida, principalmente nesta época, para efetivar a secagem do fumo, que irá garantir seu sustento ao longo do ano, portanto são inconcebíveis os prejuízos, por vezes irreversíveis, causados pelas interrupções da prestação do serviço elétrico a esta parcela da sociedade.

📑 Confira o ofício na íntegra:

 

OFÍCIO PARA ENVIO A COPEL

 

Ofício n° 008/2025

  Piên, 22 janeiro de 2025.

 

Ao Ilustríssimo Senhor Diretor Presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica

Ilmo. Senhor Diretor:

Em atenção às solicitações formuladas em plenário pelos Senhores Vereadores e também do Vereador Presidente que subscreve esta, no dia 22 de janeiro de 2025 na Câmara Municipal de Piên, vimos expor o seguinte:

Em resposta ao e-mail (em anexo) recebido gostaríamos de expressar aqui o nosso descontentamento e repudio pela falta de compreensão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica - Copel, pois isso se trata de um descaso com a situação dos produtores rurais que necessitam da energia elétrica.

Considerando que os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e Abril compreendem o período em que são realizadas todas as etapas de plantio até o estágio final de secagem da produção de tabaco no município.

E, considerando o grande número de produtores rurais das localidades do Município de Piên que expuseram a situação emergencial em que se encontram devido aos cortes de energia programados;

Solicitamos encarecidamente a reprogramação das datas dos desligamentos programados, para que estas sejam realizadas somente após o mês de Abril, pois, com os cortes de fornecimento de energia elétrica, muitos equipamentos elétricos e, sobretudo as estufas para secagem de tabaco são danificadas e a qualidade do tabaco produzido fica completamente afetada gerando a sua perda total, havendo prejuízo duplo para os agricultores.

Cabe ressaltar que os agricultores da cidade dependem da energia elétrica fornecida, principalmente nesta época, para efetivar a secagem do fumo, que irá garantir seu sustento ao longo do ano, portanto são inconcebíveis os prejuízos, por vezes irreversíveis, causados pelas interrupções da prestação do serviço elétrico a esta parcela da sociedade.

Solicitamos que a Companhia faça a reprogramação dos eventos de desligamentos previstos para este ano e os subsequentes para evitar as interrupções, nos períodos já citados,  pois estas sempre danificam a produção do tabaco.

Assim, atendendo ao pedido da comunidade Pienense, solicitamos que a COPEL realize o gerenciamento das datas de manutenção operacional do sistema de energia elétrica após o mês de abril no pleno sentido de evitar prejuízos à diversas famílias.

Sem mais para o momento, externo meus sinceros votos de consideração e apreço.

Respeitosamente,

ALMIR PEDRO MIELKE

Vereador Presidente da Câmara Municipal de Piên

SIMONE APARECIDA VIEIRA PORTELA RAUEN

Vereadora Vice-Presidente

ALDO RUI ALVES DE LIMA

Vereador 1º Secretário

KELVIN MICHAEL DA SILVA

Vereador 2º Secretário

ALTEVIR ANTÔNIO MINICKOVSKI

Vereador

SEANDRA CORDEIRO DE OLIVEIRA

Vereadora

SABRINA DE FÁTIMA RECK DOS SANTOS BINECK

Vereadora

DORIVALDO RITZMANN

Vereador

GABRIEL BUSCH

Vereador

 

Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL;

Rua Coronel Dulcídio, nº 800,  Batel, CEP 80420-170, Curitiba – PR.    ouvidoria@copel.com